terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Ao mestre, com carinho

  Todo dia 24 de janeiro dos últimos nove anos eu choro como se tivesse recebendo a notícia. Choro de raiva, de saudade… mas ultimamente essa mistura de sentimentos tem uma razão especial.

  Choro por ele não estar aqui, colhendo todos esses frutos que tanto devem a sua ousadia, criatividade e genialidade. Em 2002, colocar na rua canções como "Cabeça de Nego" e "Dama Tereza" sendo o mesmo cara que fez "O Rap é Compromisso" um ano antes foi um marco na história do rap nacional. Esse cara foi ousado, quebrou preconceitos e abriu um mundo de possibilidades para toda essa geração que está aí, vivendo esse momento de colheita. Por isso, se o rap no Brasil vive um momento de glória, o principal responsável é esse maluco. Gênio, artista nato, como eu nunca tinha tido contato anteriormente. Com ele, aprendi a produzir rap de verdade. Foi meu professor de flow, meu parâmetro de onde é possível um MC chegar no seu limite.

  Durante todos esses anos, venho sendo cobrado intensamente sobre o disco póstumo que estamos produzindo - Tejo Damasceno e Rica Amabis do Instituto são meus parceiros nesse projeto, além de toda família e MCs que fizeram parte da história de sua vida. Vamos colocar na rua esse ano o último registro em vida do rapper mais genial que já conheci. Tivemos muitos percalços no decorrer desse período e não estamos demorando tanto tempo sem motivo. Tenho um compromisso com essa parada, e vai muito além de um simples lançamento de um disco. É um compromisso de vida com toda família, pessoas que tenho muito respeito e muito cuidado. Me sinto responsável em cuidar para que isso seja feito da melhor forma possível, e será.

  Escrevo essas palavras chorando igual uma criança, sentindo muita a perda mais brutal que tive na vida. Nunca imaginei que sentiria tanta falta de um amigo.

  Mano, eu fico imaginando as idéia que você estaria dando nesse momento de nossas vidas… É muito difícil superar tudo isso, mas tenho certeza que tudo que está acontecendo comigo agora tem a sua mão envolvida. Obrigado meu irmão. Eu te amo!

12 comentários:

  1. Te respeitava Ganja, mas depois desse post meu respeito não se pode medir com palavras...Carai se conseguiu me deixa emocionado e reflexivo com relação a perca de um amigo de verdade #PraSempreSabotage

    ResponderExcluir
  2. Daniel, é difícil dimensionar a dor da perda de um parceiro, Mais ainda quando ele é um cara como Sabotage. Uma pessoa especial que significava tanto pra muitos brasileiros e brasileiras. Mas a memória dos verdadeiramente bons será preservada!

    ResponderExcluir
  3. "As lágrimas de piedade consolam quando é um amigo que as derrama."
    Nenhuma palavra no mundo vai nem ao menos camuflar sua dor.
    Mas pensa uma coisa e leve pra sua vida como um mantra: ELE TÁ VENDO TUDO ISSO COM UM SORRISO DE PONTA A PONTA!
    Eu to esperando ansiosamente esse disco do nosso mestre Sabota.
    E ele mesmo disse: "Eu vou seguir, com Deus, enfim..."
    E é ao lado DELE que o mestre está agora. #PrasempreSabotage

    ResponderExcluir
  4. Me lembro muito bem quando o meu brother André Édipo(Ex-Bonsucesso samba clube) me mostrou 'Dama Tereza', numa época em que éramos ouvintes assíduos do saudoso Vitrola invisível e pensei: 'Putz! quem é esse cara! Agora sim, o rap tem a cara do Brasil!'
    E sem dúvida o rap nacional tem sim um marco:antes e depois do SABOTA!!
    salve, salve! Suas palavras me deixaram com lágrimas e com o sentimento de que pessoas como sabotage e C.sciense estariam deitando e rolando nessa era!
    Júnio Véio

    ResponderExcluir
  5. sempre ficava me esforçando para entender a parte dele o mano q nao dexava brecha pra quimica, sempre natural se um dia ele tivesse entendido o cristianismo na essencia mesmo acho q seria a reevolução da musica, do rap.... da real

    ResponderExcluir
  6. Powww... Grande homenagem e fiquei interessadíssimo em saber como anda esse trabalho o qual tu ta desenvolvendo, porque eu tenho uma admiração muito grande pelo sabotagem, e enfim, como cientista social, que se interessa pela periferia e suas dimensões culturais e organizacionais tambem, reverencio a GENIALIDADE daquele que descreveu tão bem, de forma cientifica, obejtiva, a realidade a qual estava imerso. Sabotage, ao menos pra mim, é um clássico do rap, de fato, um maestro vindo do canão!

    Sucesso no lançamento do CD e isso ai!

    PAZ!

    ResponderExcluir
  7. O rap brasileiro nunca mais foi o mesmo

    ResponderExcluir
  8. SEM PALAVRAS, SABOTAGE este cara é foda para muitos o 2PAC está morto, assim como o Big, Marvin Gaye ,Tim Maia , James Brow , Tom Jobim , Sivuca e outros tantos mas ,na minha humilde opinião eles se tornaram IMORTAIS diante de suas obras assim como vc , SALVE SABOTAGE.

    ResponderExcluir
  9. Admiro você, por tamanho dom que tens, de transformar musica em lindas melodias. Dia 24 de janeiro não é um dia dolorido só para você. Pra mim também é. Eu fui no último show que a Nivea fez, e desde a primeira música, até a última, meu coração bateu muito mais forte. Ele ficaria mais que honrado e feliz, por ver o tamanho do monstro musical que você se tornou. Quando tiver tempo, escreva mais.Beijos no seu coração.

    ResponderExcluir